Viver é uma arte, mas para que essa arte tenha sentido precisamos nos soltar das amarras que nos foram impostos ao longo da vida.
Você já se perguntou qual o sentido da vida? Qual a necessidade de enfrentarmos tantos desafios e obstáculos sendo que um dia tudo isso irá acabar? Se sim, você não está sozinho, essas são as questões mais antigas na humanidade.
A vida é complexa, cheia de autos e baixos mas o que torna a vida especial. Diante de muitas dúvidas, buscamos sempre nos apegar a algo ou alguém, querendo que aquilo de sentido a nossa vida e preencha nosso coração de alguma forma. Existem várias teorias do que irá acontecer após a nossa morte, mas nenhuma delas serve para absolutamente para todas as pessoas, diante disso, podemos dizer o que o sentido da vida é individual?
O que faz a sua vida ter sentido? E por quê?
Pare e pense por um momento quais foram os momentos mais felizes da sua vida e quais os mais dolorosos. Me arrisco dizer que certamente em algum desses casos, envolvem pessoas além de você.
Os momentos mais marcantes de nossas vidas envolvem também outras pessoas, essas que para ter tido desfrutado de algo com você, conexões precisaram ser feitas, talvez nem todas essas duraram o tempo que você imaginou que teria, mas de fato, elas aconteceram e te marcaram de uma forma ou de outra.
O que não podemos negar é que para boas conexões, sejam elas familiar ou não, amor, carinho e respeito precisam estar presentes. Eles fazem com que coisas simples se tornem especiais, da cores ao que antes era cinza.
Uma vida que é baseada em apenas em riqueza material, é uma vida vazia, isso é comprovado através da morte, pois todo patrimônio ficará na terra após sua partida. Riqueza é algo bom, algo que todo ser humano merece desfrutar, mas não depositar todas as suas emoções e sentimentos em coisas que serão passadas aos outros quando a morte chegar.
O que você quer levar dessa vida?
Você merece tudo o que puder levar. Dinheiro, conforto e consideração social é muito pouco para pessoas grandes. A vida se torna deprimente quando seu foco está apenas no material. Não é atoa que milhões de anti-depressivos são vendidos sempre aos mais pobres, pessoas pobres que não possuem nada na vida além de dinheiro, os pobres de espírito.
O que há de mais importante na vida são os afetos e os sentimentos. Não existe um sentido único da vida, mas uma vida sem sentimentos e afetos, é uma vida sem sentido. Busque a cada novo dia, dar um sentido especial a sua.
Indicação de leitura