O que aprisiona sua mente são os medos não identificados que geram ansiedade sobre um futuro incerto. Queremos te ajudar a lidar com a pressão interna e acabar com a angustia que parece não ter fim.
Há momentos na vida em que tudo parece incerto, que acaba gerando um sentimento de aprisionamento interno. O medo e a ansiedade são sintomas naturais do homem, eles são sinais de alerta que o cérebro envia ao corpo quando identifica situações de perigo ou ameaça.
São sintomas que servem como modo de proteção automático, mas em determinado momento eles acabam ficando desregulares e agindo em momentos não apropriados, quando não são necessários. Assim, surgem os casos de transtornos ansiosos , como transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada ou fobia social.
Esses sintomas nos ajudam a tomar a decisão e atitude correta em prol da nossa segurança, mas quando em níveis desregulares, começam a paralisar o indivíduo pelo excesso de pensamentos, imaginando o que pode ocorrer futuramente e que na maioria das vezes não acontecem, pois o medo passa a fantasiar situações desastrosas que estão ligadas a emoções reprimidas no passado, há um represamento de uma energia psíquica. O cérebro tenta buscar sinais de ameaça para se livrar do complexo.
Como lidar com esses sintomas?
Em uma perspectiva holística, o que o indivíduo precisa fazer não é se livrar das ameaças ou medo, mas sim manter um diálogo com os sintomas, a consciência precisa se aproximar de tal ameaça.
Tendo a compreensão disso, a pessoa consegue ter autonomia durante o processo e identificar a causa que levou o cérebro e o corpo a ter tal reação. Se a pessoa é capaz de identificar o complexo que gera medo e ansiedade e se desidentificar, isso despotencializa os sintomas.
Comece mantendo um diálogo interno, busque compreender se o que te aflige é algo do passado, do que está acontecendo ou se é do futuro. Feito isso, passe a criar uma nova personificação do complexo, criando mentalmente um cenário agradável ou como você gostaria que tal situação se desenvolve-se.
Volte a sua atenção para o presente, todo ser humano possui medos e problemas, mantenha a calma para agir de forma apropriada. Pense que se tal situação já se agravou, manter a calma e a consciência do problema, farão com que você assuma o poder sobre aquilo. Consciência e calma são as ferramentas que irão te ajudar a achar a melhor solução para seu problema.
Mantenha o foco no positivo
Pode parecer algo redundante, mas manter um olhar positivo a frente do problema é o que faz com que aquilo se amenize e mantenha sua mente direcionada para a visão correta. As leis do universo são claras e objetivas, o que você pensa, você atrai, logo, deixar que pensamentos ruminantes tome conta da situação fará com que o problema se agrave ainda mais, tornando-se real tudo aquilo que permeou a sua mente.
Por mais distante e irreal que possa ser encontrar a solução ideal para o problema, mantenha-se firme no pensamento positivo. Ele te trará as respostas certas no momento certo. Não se apegue ao momento pois ele é passageiro, a chuva vem para regar a terra e logo em seguida o sol vem para iluminar os caminhos. Assim como nenhuma alegria é permanente nesse plano, toda dor também é passageira.
Compreenda os fluxo da vida, supere seus percalços e acredite que tudo o que busca ou deseja, também estão te procurando e vindo até você. Não impeça que suas realizações sejam barradas por suas limitações de pensamento. O primeiro passo para que algo se concretize é acreditar que uma hora aquilo irá se concretizar. Nenhum ser humano na terra realizou algo no qual não acreditaria que fosse possível.
Indicação de leitura