Se você é uma daquelas pessoas que dormem tarde e acordam cedo, saiba que há algo de muito importante a ser corrigido. (urgente)
Quem nunca se sentiu cansado ou já com o estresse lá em cima, logo nas primeiras horas do dia?! Isso não ocorre devido ao fato que você perdeu o ônibus pois ele passou 2 minutos antes horário habitual ou por que mercúrio está retrógrado, e sim pela má qualidade de sono que você teve na noite anterior.
Com o sono desregulado, o ser humano perde completamente a sua capacidade de controle emocional. Fora a possibilidade de desencadear quadros que comprometem a saúde mental, como déficit de atenção, dificuldades cognitivas, alterações de humor e aumento de ansiedade.
Ciclos do sono
Para que uma pessoa adulta possa manter um sono de qualidade, são necessárias no mínimo 7 horas de sono , menos que 7 e mais do que 9 horas é sinal de alerta ao seu sono. Não basta apenas dormir a quantidade de horas correta, mas também manter uma boa qualidade de sono.
Um sono de qualidade passa por aquilo que os neurocientistas chamam de ciclo do sono, que é composto de 5 fases, sendo o primeiro estágio, o momento que a pessoa deita para dormir, no qual ela ainda está induzindo o sono, seria o sono leve e mais artificial. E o último estágio, aquele estágio de sono profundo, que leva em torno de 2h para que se possa alcançar um nível em que a pessoa esteja completamente apagada.
Sono profundo
O ideal é que uma pessoa passe de 1 a 2 horas do sono dela no estágio mais profundo, pois é essa fase em que o cérebro trabalha enquanto você dorme. Ele realiza ajustes metabólicos, organizando suas memórias e repondo a energia que seu corpo precisará para o dia seguinte.
E o que vai modular um sono profundo de qualidade são os hábitos que o indivíduo leva a sua rotina, sendo alguns indispensáveis para um sono de qualidade como:
Comer bem
Ter uma dieta balanceada ajuda seu corpo a repor a energia que é reconstruída durante o sono. Dosando (ou se possível cortando) o açúcar, gorduras e alimentos processados, passe a adicionar em suas refeições alimentos ricos, como legumes, verduras e frutas.
Praticar atividade física
Manter o seu corpo sempre em movimento, previne o enrijecimento das articulações, te proporcionando mais flexibilidade e disposição. Em especial, exercícios aeróbicos como corrida, bicicleta, dança, são os que mais contribuem para o sono de qualidade pois exigem de resistência muscular e cardíaca.
Se expor a luz natural
Os olhos são como as janelas do cérebro, o cérebro precisa de luz natural para que ele saiba que é o momento de acordar e liberar as proteínas que seu corpo precisa para encarar o dia bem. Sem exposição a luz natural, que é muito comum em pessoas que atuam em modelo home-office, que geralmente acordam cedo, mas se expõe a luz do dia somente perto do horário do almoço, o cérebro entende que seu dia começou nesse momento devido ao nosso relógio biológico, que possui um ciclo circadiano, que é o clico dentro de um dia. Ao dormir você informa seu cérebro que o dia acabou e esse ciclo se repete no dia seguinte.
Por isso logo ao acordar, se exponha a luz natural, veja o céu, abra as janelas da sua casa ou escritório e deixe a luz entrar. Mesmo que o dia ainda esteja nublado, a luz que o sol emite ainda sim é mais forte e melhor para seu organismo do que as lâmpadas comuns.
Para entendimento básico da importância do seu sono, o primeiro processo que os psiquiatras e psicoterapeutas recomendam a qualquer paciente é o ajuste do sono, pois sem um sono regulado e de qualidade é biologicamente comprovado que é impossível um ser humano manter uma vida de qualidade.
Indicação de leitura